Saviver denuncia despejo de esgoto
Saviver denuncia despejo de esgoto
JORNAL O VALE - NOSSA REGIÃO
May 8, 2012 - 03:01
Saviver denuncia despejo de esgoto
Thiago Leon
O lodo do tratamento de esgoto, que deveria ser enviado ao aterro sanitário municipal, no Torrão de Ouro, estaria sendo despejado no córrego Cajuru
São José dos Campos
A Saviver (Sociedade Amigos do Bairro Vista Verde) entra hoje com uma representação no Ministério Público de São José contra a Sabesp, por lançamento de resíduo de esgoto no córrego Cajuru, que corta o bairro e é afluente do Alambari.
Segundo a denúncia, o lodo do tratamento de esgoto, que deveria ser enviado ao aterro sanitário municipal, no Torrão de Ouro, estaria sendo despejado no riacho.
Para basear a denúncia, a Saviver pediu análise em um laboratório químico da água do córrego antes e depois da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp no bairro.
O resultado mostra que a quantidade de coliformes fecais saltou de 30 ml para 26 mil ml, quando o máximo permitido é 1.000 ml.
“O mau cheiro é constante e há moradores querendo ir embora por causa do problema”, disse Domingos Malhone, diretor da Saviver.
Outro lado. Em nota, a Sabesp informou que não há lançamento de esgoto in natura no local e que convidará a Saviver para conhecer a estação. O sistema, segundo a empresa, opera em condições normais.
Sobre o mau cheiro, a Sabesp disse que a origem pode ser de ligações irregulares de esgoto em imóveis.