Operação "cata-treco" - Bairro Limpo, Bairro Sustentável - Bairro Vista Verde
08/10/2014 - quarta-feira - 09h00
Operação "cata-treco"
Programa Bairro Limpo, Bairro Sustentável
Atendendo ao pedido da SAVIVER a Prefeitura de São José dos Campos vai realizar, neste sábado (11), a Operação Cata-treco para recolher móveis velhos e inservíveis (sofás, mesas, armários, colchões, etc.), utensílios e objetos domésticos (fogão, batedeira, ventilador e outros) e pneus velhos. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), em conjunto com a URBAM e a SEMEA, será executado neste sábado no Bairro Vista Verde, Jardim Santa Maria e Bairro Coqueiro.
Se você tem esse tipo de material em casa, e não sabe onde descartar, a hora é agora, não perca tempo!!! Separe e coloque os materiais, móveis velhos e objetos em frente ao portão de sua casa, neste sábado, ANTES DAS OITO DA MANHÃ, para que possam ser levados pelo caminhão da Prefeitura e/ou da URBAM.
FIQUE ATENTO AO HORÁRIO PARA NÃO CORRER O RISCO DE COLOCAR O MATERIAL NA RUA DEPOIS DE O CAMINHÃO TER PASSADO.
O objetivo da operação, que gradualmente será levada para os demais bairros da cidade, é impedir que grande parte dos materiais seja descartada em terrenos baldios, vias e áreas públicas. O acúmulo de entulho causa sérios riscos ao meio ambiente e à saúde da população.
Só no mês passado, a SSM recolheu cerca de 5 mil toneladas de materiais em vias e áreas públicas de São José dos Campos. Com esse volume extremo de entulho, a Operação Cata-treco é necessária, já que grande parte desse material é de restos de móveis e utensílios domésticos que a população quer se desfazer, mas que muitas vezes acaba descartando de maneira incorreta.
Operação Bairro Limpo, Bairro Sustentável
Além deste volume de entulho, foram recolhidos durante a realização do Bairro Limpo, Bairro Sustentável no Campo dos Alemães, 130 toneladas de materiais: 40 toneladas na operação Cata-Treco e 90 toneladas de entulho.
A conscientização da população em levar móveis, eletrodomésticos, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha usado e pequenos resíduos de construção aos 11 PEV's também é uma maneira de ajudar a manter limpa a cidade e a reduzir o alto custo do recolhimento destes materiais das ruas e terrenos.
O que é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV)?
É uma área pública instalada em local adequado, cuidadosamente estudado e escolhido para receber resíduos específicos em pequenas quantidades (até um metro cúbico, que equivale ao volume de uma carroça pequena, um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno).
O que o local recebe?
Restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, fogões), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.
Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h; e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. O serviço é gratuito.
Região Sul
PEV Campo dos Alemães
Avenida dos Evangélicos, 601
Telefone (12) 3966-4252
PEV D. Pedro II
Rua 37
PEV Residencial Gazzo
Rua Arcilio Moreira da Silva (ao lado do Cemitério Municipal Colônia Paraíso)
PEV 31 de Março
Rua Guidoval, 100
Telefone (12) 3933-7197
PEV Jardim Satélite
Rua Estrela Dalva, 135
Telefone (12) 3934-8311
PEV Interlagos
Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21
Telefone (12) 3905-1939
Região Leste
PEV Galo Branco
Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811
Telefone (12) 3905-1939
PEV Novo Horizonte
Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves)
Telefone (12) 3907-4540
Região Norte
PEV Altos de Santana
Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da EMEF Profª Vera Babo de Oliveira)
Telefone (12) 3913-3034
PEV Vila Jaci
Esquina com a Rua Xavantes e João Batista Lopes
Região Central
PEV Martins Pereira (Vila Progresso)
Rua Ana Gonçalves da Cunha (ao lado do Estádio Martins Pereira)
Fontes:
www.sjc.sp.gov.br/prefeitura
www.urbam.com.br/sjc