Minuta
Minuta
uma série de reuniões junto à direção da Petrobrás/REVAP; a partir deste dia, as quais vem propiciando significativos avanços para a solução desta incômoda situação de vários bairros estarem sendo poluidos com o mau cheiro exalado pela Refinaria. Entre estes bairros estão: Vista Verde, Diamante, Jd. Motorama, JD. São Vicente e Jd. Americano.PREZADOS MORADORES DA VISTA VERDE - VAMOS ACABAR COM O MAU CHEIRO PROVENIENTE DA PETROBRÁS-REVAP ???...
Além de oficiar à CETESB em 08/02/11 (ofício no.10-SAVIVER 2011), também provocamosAVANÇO NAS REUNIÕES ENTRE SAVIVER E PETROBRÁS/REVAPEstas reuniões tem contado com os seguintes membros da SAVIVER: Epaminondas, Maria Augusta, Nelson Borges,Gilvan, Leonardo, Gilvan e Geraldinho do Centro Comercial.A Petrobrás/Revap tem contado nas reuniões com a presença dos senhores Luiz Rodolfo, Aislan Greca e alguns profissionais da produção e segurança.Nossa última reunião, dia 25/02, foi feita também com a presença do Comitê de Meio Ambiente e do Presidente do Conselho de Público da Região Leste, Capitão Pires. Estiveram também presentes representantes da empresa SIGNI, a qual faz a interface entre a Revap e a Comunidade.RESULTADOSResumindo as ações até agora encetadas entre SAVIVER e PETROBRAS/REVAP, do dia 08/02 até 25/02, os resultados são os seguintes:1. Multas aplicadas pela CETESB neste período, embora as ações até agora feitas pela SAVIVER não visem a aplicação de multas, mas sim a eliminação do mau cheiro. Entretanto a CETESB tem sido envolvida pelos moradores através da SAVIVER para comprovar tecnicamente a existência do mau cheiro no bairro.2. Ótima receptividade, dentro das expectativas da SAVIVER, da direção da Revap quanto à evolução das discussões entre nossa entidade e a empresa sobre o problema do mau cheiro.3. Demonstrações explícitas do conjunto de profissionais responsáveis pela operação da Refinaria, quanto ao empenho e sensibilização nas ações para se diagnosticar e sanar as causas do mau cheiro que chega aos bairros do entorno da REVAP-SJC.4. Dinamização do funcionamento do Comitê de Meio Ambiente do Conselho de Público, como resultado das reuniões havidas.5. Em fase de elaboração, aprovação de um Regulamento Geral para o funcionamento das EMAMs - EQUIPES DE MONITORES AMBIENTAIS, proposto pela SAVIVER, os quais irão agilizar grandemente a apresentação de Projetos de defesa, preservação e educação ambiental.6. Em consonancia com este Regulamento Geral, o Comitê de Meio Ambiente do Conselho de Público já está estudando a implantação imediata de uma EMAM, que se responsabilizará especificamente pelo projeto para eliminação do mau cheiro nos bairros do entorno.7. Dentro deste Projeto, a SAVIVER, está em conjunto com Petrobrás/Revap, negociando um prazo para que, pelas providencias técnicas, que estão em andamento, se estabeça um prazo final para que o mau cheiro nos bairros seja eliminado definitivamente.PARTICIPAÇÃOSolcitamos que a qualquer hora do dia ou da noite, o morador que sentir o mau cheiro, provindo da REVAP-PETROBRÁS, comunique imediatamente o fato para o telefone: 0800 - 113560 (CETESB)
Seu telefonema será de extrema importância para podermos desenvolver o Projeto citado porque ele fará parte de um ciclo de constatações que não é possivel se fazer apenas com denúncias esparsas e pontuais. Os telefonemas com endereços, dias e horários entrarão na composição de um mapa diagnóstico que, combinado com uma série de variáveis do processo produtivo e das condições atmosféricas, propiciará elementos fundamentais para se chegar às soluções do problema.Por favor, em seu benefício e de sua família, telefone. Não importa a hora. Você estará dando uma inestimável ajuda.Se você quizer uma cópia por e-mail deste Projeto, " EMAM-1 / Mau Cheiro", telefone ou mande seu e-mail à SAVIVER:* fone: 3929-5518 (SAVIVER - expediente das 13h30 às 17h30) ou e-mail: saviver2010@hotmail.comSOMENTE COM A PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA E ORDEIRA DA COMUNIDADE É QUE AVANÇAREMOS MAIS RAPIDAMENTE NA CONQUISTA DE UMA MELHORIA CONTÍNUA DE NOSSA QUALIDADE DE VIDA !
Epaminondas de Paula Freitas Filho