Explosão de gás mata 26 e fere 267 em Taiwan
01/08/2014 - quinta-feira - 09h00
Agência Reuters - Notícia Internacional
Explosão de gás mata 26 e fere 267 em Taiwan, diz mídia local
Caminhões de bombeiros foram revirados com a explosão em Kaohsiung, Taiwan. Eles estavam no local atendendo a chamados que alertaram sobre o cheiro de vazamento de gás
(Foto: Michael Wang/Reuters)
Uma explosão causada por um vazamento de gás em Kaohsiung, no sul de Taiwan, matou pelos menos 26 pessoas e deixou outras 267 feridas, afirmou a mídia taiwanesa na sexta-feira (horário local).
Fumaça com "cheiro de gás" foi vista saindo das bocas de esgoto nas ruas antes da explosão, afirmaram a Formosa TV e o jornal China Times.
A explosão provocou enormes incêndios, além de virar e destruir carros e vários prédios. Fotos da Reuters mostraram uma cena de devastação, incluindo o corpo de uma criança morta e pessoas feridas no chão entre os escombros.
As equipes de resgate formaram uma corrente para tirar uma pessoa ferida de uma profunda cratera na rua. A mídia descreveu moradores dizendo que a sensação era de que a área fora atingida por uma bomba, seguida de um forte terremoto.
O governo de Kaohsiung montou um centro de emergência, com um plano de enviar soldados do exército para coordenar a operação de resgate, de acordo com a mídia.
O número de mortos provavelmente subirá, acrescentou.
(Reportagem de Faith Hung)
Bombeiros usam cães de busca na cratera aberta pela explosão após vazamento de gás em Kaohsiung, no sul de Taiwan
(Foto: Toby Chang/Reuters)
As explosões na cidade de Kaohsiung foram causadas ontem por um vazamento de propano em um encanamento subterrâneo, informou hoje o ministro da Economia, Chang Chia-juch, em entrevista coletiva.
Entre os mortos estão quatro bombeiros, enquanto outros 22 se encontram feridos. A operação de resgate mobilizou 1.392 membros do Serviço Central de Emergência e 84 caminhões de bombeiros, 1.439 soldados e 125 veículos militares, junto com pessoal e equipes de outros órgãos, informou hoje o governo em comunicado.
Além dos bombeiros de Kaohsiung, os serviços de outras cidades, como Tainan, enviaram dezenas de caminhões e efetivos para combater o fogo, acrescentou o comunicado governamental.
Um incêndio ainda persiste em uma área de dez metros de diâmetro, na junção entre as avenidas Kaixuan 3 e Ershen, segundo o serviço local de bombeiros de Kaohsiung.
O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, pediu nesta quinta "uma ação contundente e com total rendimento" nas operações de resgate e salvamento, enquanto o primeiro-ministro do país, Jiang Yih-hua, se deslocou até o local do incidente.
O vazamento de gás começou às 20h46 locais de ontem, 31/07/2014 (9h46 de Brasília) e às 23h59 (12h59 de Brasília) começaram as explosões em uma área com entre dois e três quilômetros quadrados, no distrito de Cianjhen, de acordo com informações do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan.
Uma testemunha relatou que no início pensou que fosse um vazamento de "gás venenoso" da antiga via ferroviária e de uma obra do sistema de transporte rápido de Kaohsiung.
"Vi labaredas de fogo saindo, arrancando algumas tampas de bueiros. Era aterrorizador", afirmou essa testemunha.
O incêndio declarado no sistema de águas e esgoto se estendeu por pelo menos dois quilômetros nas áreas afetadas.
Equipes de salvamento retiraram milhares de pessoas de escolas e outras instituições em locais não afetados pelo vazamento de gás.
A causa exata dos vazamentos de gás ainda não está clara, mas relatórios apontam que as explosões ocorreram devido ao rompimento de dutos.
Imagens mostram grandes incêndios, carros tombados e danos significativos a estradas e edifícios da cidade.
Dezenas de feridos pelas explosões foram levados para hospitais para tratamento, segundo a Agência de Proteção contra Incêndios de Taiwan.